• Comunicados de imprensa
  • Comunicados de imprensa sobre produtos

Segurança conjunta com a nova abraçadeira de terra para áreas potencialmente explosivas

Nova abraçadeira de terra EX BES

As ligações e uniões de sistemas de proteção de raios em áreas potencialmente explosivas têm de ser estabelecidas de acordo com a VDE 0185-305-5 Adenda 2 (EN/ IEC 62305-3), de modo que, em caso de passagem de corrente de raio, não se formem faíscas inflamáveis. Devido a estes requisitos especiais, as ligações em tubos para equipotencialização e compensação de potencial para proteção contra raios em áreas potencialmente explosivas foram soldadas ou executadas com ligações roscadas. Este procedimento não só exige muito tempo e dinheiro, como também, com a nova da OBO Bettermann, deixa de ser necessário.

A EX BES cumpre a ausência de faíscas inflamáveis e é testada de acordo com a VDE 0185-561-1 (EN/ IEC 62561-1), no grupo de explosão mais exigente IIC, com uma mistura de gás explosiva. Desta forma pode ser utilizada em todos os grupos explosivos para a compensação de potencial, incluído os grupos explosivos IIB e IIA. Juntamente com a pode gerar-se uma compensação de potencial para proteção contra raio em áreas potencialmente explosivas. As EX PAS e EX BES são alvo de certificação independente e podem ser usadas em áreas explosivas segundo a VDE 0165 Parte 1 (IEC 60079-14) com as zonas explosivas 1/21 e 2/22.

Produtos da OBO testados quanto a explosividade – proteção contra explosão numa só solução

A EX BES, com apenas uma fita em banda, oferece uma montagem especialmente simples e descomplicada para todos os tubos com um diâmetro externo de 6 a 500 mm. A forma do corpo da abraçadeira impede mecanicamente que seja ultrapassado o binário de aperto máximo e protege assim de uma montagem incorreta da abraçadeira. Com a EX BES e a EX PAS, os operadores de instalações com risco de explosão jogam sempre pelo seguro. São testadas segundo a VDE 0185-561-1 (IEC 62561-1), quanto a cargas elevadas de acordo com a Classe H, e podem ser usadas em interiores e exteriores. São assim extraordinariamente adequadas em aplicações na indústria química e farmacêutica, na indústria alimentar, em instalações de biogás ou estações de tratamento de águas, e ainda na indústria do petróleo e do gás.

Galeria de imagens

Downloads