• Comunicados de imprensa
  • Comunicados de imprensa sobre produtos

Descarregador combinado (T1+T2)

Proteção dupla para cada tipo de edifício

Os descarregadores combinados testados pela VDE (T1+T2) MCF75 e MCF 100 cumprem os requisitos relativos à proteção contra sobretensões e permitem poupar até 25% de espaço.

Para prevenir danos materiais ou pessoais, conforme a VDE 0100-443, desde outubro de 2016 é obrigatória a proteção contra sobretensões em todos os edifícios novos ou ampliados, assim como em todas as instalações elétricas. Danos graves em aparelhos eletrónicos e sistemas não ocorrem apenas devido a relâmpagos diretos, mas frequentemente em consequência de sobretensões devido a relâmpagos num raio de até dois quilómetros de distância. O novo descarregador MCF Compact do tipo 1 + 2 protege de forma efetiva contra os efeitos de ocorrências de relâmpagos e sobretensões. O aparelho é instalado no ponto de alimentação do edifício e protege sistemas industriais, assim como escritórios, instalações comerciais ou habitações. Pode ser utilizado sem problemas em edifícios com classe de proteção contra relâmpagos 1 a 4 e disponibiliza uma proteção do sistema até 315A sem pré-fusível em separado. O descarregador combinado está disponível na versão de 3 polos (rede TNC) e 4 polos (rede TT e TNS). Todas as versões contêm sinalização remota, sem custo adicional. Qualquer versão inclui sinalização remota e também uma indicação de estado colorida que sinaliza ao cliente final se o aparelho ainda funciona. A montagem ocorre de forma rápida e descomplicada, em que o descarregador é encaixado na calha DIN no armário de distribuição. Além disso, o MCF Compact é, comparativamente com aparelhos convencionais, 25% mais pequeno e, assim, economiza espaço e é mais fácil de colocar no quadro de distribuição. Um código QR no aparelho ajuda a aceder rapidamente a informações técnicas através de diversos terminais, como smartphone ou tablet-PC, a partir da página de internet da OBO.